Conquista lidera e Vilas Cachoeira e Nazaré são ´oásis´ da pandemia em Ilhéus

Covid-19
Ilustração

No novo mapeamento da Covid-19 em Ilhéus, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, tendo como referência os números divulgados ontem à noite -  de 336 casos positivos - o bairro da Conquista tem mais que o dobro de casos que a Esperança e o Teotônio Vilela juntos. É importante considerar que Conquista tem metade da área territorial dos outros dois bairros usados na comparação. Com 57 casos, Conquista lidera a maior quantidade de infectados em Ilhéus. Vem seguido do Teotônio Vilela e Esperança, com 25 casos cada.

Importante lembrar que o abrigo São Vicente de Paulo, onde a Sesau identificou um foco nas últimas semanas, fica localizado na Conquista. Um levantamento a que o Jornal Bahia Online teve acesso, no último dia 12,  apontava para 26 idosos positivos, 43 idosos negativos e cinco (quatro idosos e um funcionário da instituição) outros aguardando resultado de exames. Ou seja: dos 57 casos, 26 são de um mesmo lugar. 

Ainda de acordo com o mapeamento projetado, a sequência de bairros com números de infectados é Malhado (24), Nelson Costa (20), Nossa Senhora da Vitória e Pontal (18 cada), Hernani Sá (15), Banco da Vitória (14), Basílio (13), Barra (11), Boa Vista e São Francisco (9 cada) e centro (7). Em seguida aparecem Iguape e Salobrinho (6 cada), Cidade Nova e Teresópolis (5 cada), Jardim Savoia (4), Tapera (3), seguidos de Ilhéus II, Jardim Atlântico, São Domingos, São Miguel e São sebastião (2 cada). Vila Cachoeira e Vila Nazaré, são duas comunidades ilheenses na zona urbana que resistem à pandemia, sem registro de casos.

Já no interior, ainda não registraram casos as comunidades de Banco Central, Coutos, Inema, Pimenteira e Japu. Olivença aparece com 12 casos positivos, seguido de Aritaguá (3), Banco do Pedro (2) e Castelo Novo e Sambaituba (1 cada).